sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O texto cinematográfico como possibilidade de leitura na sala de aula de língua e literatura portuguesa

O Ensino de Língua Portuguesa está voltado para o trabalho com os diversos gêneros textuais existentes em circulação na sociedade. Portanto, é de fundamental importância que o professores também levem para a sala de aula o gênero textual filme de ficção (não considero o filme documentário porque este é destituido do caráter onírico e fantasioso do cinema de ficção) como recurso pedagógico em potencial.
A partir do que foi colocado, como vocês analisam as possibilidades de trabalho com esse gênero textual em sala de aula? Se possível, gostaria que vocês apresentassem sugestões de trabalho em que levem em conta que o texto cinematográfico pode por si só suscitar discussões ricas e não simplesmente servir como complemento de outros textos mais clássicos como os literários por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Filmes Favoritos

  • 21 Gramas
  • A Lista de Schindler
  • Adaptação
  • Amores Brutos
  • Babel
  • Desejo e Reparação
  • Edward Mãos de Tesoura
  • Lendas da Paixão
  • Menina de Ouro
  • O Labirinto do Fauno
  • O Resgate do Soldado Ryan
  • Os Infiltrados
  • Quero Ser John Malkovich
  • Sobre Meninos e Lobos
  • Tomates Verdes e Fritos

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Lauro Sérgio Machado Pereira, tenho 26 anos e sou professor de Língua Inglesa. Sou bastante acessível e carismático com as pessoas que necessitam de mim. Sou fascinado pela arte cinematográfica cujo acesso me foi negado muitas vezes quando ainda era criança. Entretanto, hoje tenho a oportunidade de partilhar com os outros a minha paixão pelo cinema e os benefícios que ele proporciona aos seres humanos em geral. Espero com este blog poder contribuir com o conhecimento daqueles que porventura venham a ser seus seguidores.