domingo, 15 de novembro de 2009

Oficinas de Literatura e Cinema - Um Relato de Experiência

No primeiro semestre deste ano de 2009 foi desenvolvi na Fundação Fé e Alegria do Brasil uma oficina de Literatura e Cinema para os educandos atendidos, moradores dos bairros Carmelo, Independência e adjacências. O objetivo foi estimular a leitura crítica dos participantes para que eles deixem de ser passivos frente às muitas telas e textos que a eles se apresentam diariamente, principalmente através da televisão com sua programação ininterrupta e do cinema que adentra com muita facilidade os lares dos adolescentes e jovens através das lojas espalhadas por vários bairros da cidade de Montes Claros que oferecem cópias de DVD's piratas vendidos a preços muito acessíveis.
No decorrer do desenvolvimento dos trabalhos os educandos estudaram vários temas relacionados à sétima arte como: a história do cinema desde os seus primórdios com a câmara escura, a linguagem e os planos cinematográficos, as correntes cinematográficas, os gêneros cinematográficos e suas principais características, os processos de produção por que passa um filme até chegar às salas de exibição, a técnica do roteiro e outros que também se fizeram pertinentes. Além disso, foram disponibilizados momentos de assistência crítica a filmes que fugissem do circuito comercial ou dos padrões hollywoodianos como "Cinema Paradiso" (1988) de Giuseppe Tornatore e "A Noite Americana", filme de 1973 do talentoso cineasta francês François Truffaut que é considerado um dos maiores representantes da Nouvelle Vague.
Vale destacar também que os educandos estudaram o fenômeno da transposição que pode ocorrer de um meio para outro, ou seja, uma obra literária pode ser ser adapatada para o cinema por um diretor que simplesmente se apaixona pela obra. Para representar esse fenômeno foram estudados filmes como "Os Pássaros" (1963), de Alfred Hitchcock, "As Horas" (2002), de Stephen Daldry, "Desventuras em Série" (2004) de Brad Silberling e "O Menino do Pijama Listrado" (2008) de Mark Herman. Além desses, um filme teve maior trato pelos alunos porque a maioria das crianças identificam-se com o seu principal personagem. O filme em questão é uma adaptação musical da obra "O Pequeno Príncipe" de Antoine De Saint-exupery feita pelo diretor Stanley Donen em 1974. Antes de assistirem ao filme os educandos leram a obra e compararam com o filme, ou seja, fizeram uma leitura comparativa entre as linguagens literária e cinematográfica. Como resultado desse trabalho, foi produzida uma adpatação da obra a partir de um roteiro escrito por mim. Os educandos se envolveram nos trabalhos, uma vez que cada um tinha uma função específica na produção. Entretanto, no que se refere à construção dos cenários, todos tiveram que cooperar para que o filme pudesse ser exibido no dia da mostra que realizamos semestralmente para a comunidade atendida pela Fundação Fé e Alegria.
Confira as fotos no slideshow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Filmes Favoritos

  • 21 Gramas
  • A Lista de Schindler
  • Adaptação
  • Amores Brutos
  • Babel
  • Desejo e Reparação
  • Edward Mãos de Tesoura
  • Lendas da Paixão
  • Menina de Ouro
  • O Labirinto do Fauno
  • O Resgate do Soldado Ryan
  • Os Infiltrados
  • Quero Ser John Malkovich
  • Sobre Meninos e Lobos
  • Tomates Verdes e Fritos

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Lauro Sérgio Machado Pereira, tenho 26 anos e sou professor de Língua Inglesa. Sou bastante acessível e carismático com as pessoas que necessitam de mim. Sou fascinado pela arte cinematográfica cujo acesso me foi negado muitas vezes quando ainda era criança. Entretanto, hoje tenho a oportunidade de partilhar com os outros a minha paixão pelo cinema e os benefícios que ele proporciona aos seres humanos em geral. Espero com este blog poder contribuir com o conhecimento daqueles que porventura venham a ser seus seguidores.